Agência Panafricana de Notícias

Jean Pierre Bemba autorizado a receber delegação do seu partido

Paris- França (PANA) -- O Tribunal Penal Internacional (TPI) autorizou Jean Pierre Bemba, presidente do Movimento para a Libertação do Congo (MLC, oposição), a receber a 4 de Dezembro próximo uma delegação do seu partido na prisão de Scheveningen, perto da Haia (Países Baixos), soube a PANA sábado em Paris junto de um dos seus próximos, Ferdinand Lufete.
"O TPI autorizou-nos a reunir-se a 4 de Dezembro com o presidente do nosso partido.
A discussão vai abranger a situação interna no MLC, depois do nosso fracasso eleitoral durante as eleições para a província do Equador", disse Lufete, vice-presidente da secção do MLC em França.
Precisou igualmente que a delegação que irá a Scheveningen vai compreender o presidente e o secretário-geral da secção do MLC em França, Emmanuel Ikabanga e Thierry Mongita, respectivamente.
"Vamos aproveitar este encontro para receber as orientações políticas do nosso presidente fundador.
Vamos igualmente aproveitar esta ocasião para o consolar.
O seu moral tem grande necessidade depois duma tão longa detenção preventiva", afirmou o vice-presidente do MLC em França.
Ex-vice-presidente da RD Congo, Bemba, que é actualmente Senador, foi detido em Maio de 2008 em Bruxelas por ordem do TPI antes de ser transferido para a prisão das Nações Unidas perto de Haia.
A justiça internacional acusa-lhe de "crimes de guerra, crimes contra a humanidade, violações e torturas", cometidos em 2002 e 2003 na República Centro Africana, onde as suas tropas apoiaram o Presidente Ange-Félix Patassé em dificuldade face à rebelião do general François Bozizé.
Depois duma libertação provisória abortada por falta de país de acolhimento, o líder do MLC e principal opositor ao Presidente congolês, Joseph Kabila, deverá ser julgado a 27 de Abril de 2010.