Agência Panafricana de Notícias

Jazigo de gás de 4,5 milhões de pés cúbicos descoberto na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- Os resultados dos testes de experimentação num poço de prospecção na bacia de Ghadamès, no sudoeste da Líbia, revelaram uma capacidade de produção de quatro milhões 500 mil pés cúbicos de gás por dia, anunciou a "Sirtes", empresa líbia de produção e industrialização de petróleo e gás.
A empresa, dependente da Companhia Líbia de Petróleo (NOC), precisou que a boa notícia dada por este poço reside na descoberta dum novo reservatório de gás duma espessura de 76 pés, cujas experimentações provaram que possui gás, relata o diário líbio "Oyia" na sua versão na internet.
As obras de prospecção para determinar as reservas de gás do poço de Ghadamès, cuja perfuração iniciou em 1995, foram concluídas recentemente.
A empresa Sirtes tem uma envergadura mundial em termos de actividades relativas ao abastecimento do mercado local e internacional em produtos que incluem o petróleo bruto, o gás natural e líquido, a gasolina, o gás de petróleo liquefeito, o metanol, o amoniáco, a uréia e produtos petrolíferos refinados.
A Líbia, terceira produtora de petróleo africano com reservas avaliadas até ao presente em 41 biliões 500 milhões de barris, dispõe de reservas avaliadas em 1.
500 bilião de metros cúbicos de gás natural que a colocam na quarta posição em África.
Este país da África do Norte prevê uma produção de três biliões 200 milhões de metros cúbicos em 2010.