Japão reforça sistema de saúde da Guiné-Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O Governo japonês concedeu terça-feira, a favor da Guiné-Conakry, 300 milhões de ienes, ou cerca de dois biliões de francos CFA, destinados a comprar ambulâncias, oxigenadores e aparelhos de limpeza ultrassónicos e geradores, anuncia um comunicado oficial transmitido à PANA, em Conakry.
A nota indica que a compra destes diversos materiais visa reforçar o sistema de saúde e melhorar as condições de atendimento aos pacientes.
O ministro guineense da Cooperação, Diènè Kéïta, e o embaixador do Japão, Matsubara Hideo, assinaram a troca de notas sobre o financiamento do setor da saúde na Guiné-Conakry.
O diplomata japonês sublinhou que o seu país considera indispensável reforçar o sistema sanitário de cada país para combater efetivamente a epidemia do coronavírus a médio e longo prazos.
A Guiné-Conakry registou mais de cinco mil 200 doentes da covid-19, dos quais mais de quatro mil foram curados e 33 morreram nos centros de tratamento desde o primeiro caso detetado, a 12 de março.
A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) abriu o seu escritório, em 2018, na Guiné, um país que mantém laços de cooperação com o Japão há 60 anos.
O valor acumulado da ajuda pública de desenvolvimento do Japão é de 628 milhões e 430 mil dólares americanos, enquanto o volume da assistência técnica é de 70 milhões e 680 mil dólares.
O Governo japonês intervém regularmente nas áreas das infraestruturas, da água potável e das escolas, entre outros.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 08julho2020