Agência Panafricana de Notícias

Japão reafirma sua disponibilidade para alargar cooperação com Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O vice-ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Nobio Kishi, reafirmou terça-feira, em Túnis, a disponibilidade do seu país para alargar os domínios da sua cooperação com a Tunísia.

Falando no termo duma sessão de trabalho com o secretário de Estado tunisino para os Negócios Estrangeiros, Fayçal Gouiaa, Kishi insistiu na importância dos setores das tecnologias de informação e de comunicação e da troca de experiência na pesquisa cientifica e industrial.

Afirmou que o seu país está disposto a financiar dois grandes projetos de proteção das águas da bacia "Madjerda" das inundações e de criação duma central elétrica em Radès, subúrbio de Túnis.

O diplomata japonês que efetua uma visita à Tunísia no quadro duma digressão magrebina, apresentou as suas felicitações ao povo tunisino depois de adotada uma nova Constituição, saudando o consenso sobre o processo democrático no país.

Segundo um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros divulgado terça-feira, a Tunísia beneficiou, até aos nossos dias, de nove empréstimos obrigacionistas garantidos por instituições financeiras japonesas.

O Japão deu igualmente uma contribuição para o financiamento de 39 projetos de desenvolvimento ligados aos domínios das infraestruturas, dos transportes, da agricultura, da indústria e do ensino superior.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/DD 13março2014