Agência Panafricana de Notícias

Japão perdoa $ 35,7 milhões de dívidas do Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- O Japão e o Governo burundès assinaram esta segunda-feira uma convenção de anulação total duma dívida do Burundi contraída junto do primeiro, estimada em cerca de 35 milhões 700 mil dólares americanos.
O acordo foi rubricado pelo ministro burundês dos Negócios Estrangeiros, Augustin Nsanze, e pelo embaixador do Japão no Burundi, com residência em Nairobi (no Quénia), Shigeo Iwatani.
"A anulação desta dívida visa apoiar a economia burundesa confrontada com dificuldades financeiras e reforçar as relações de cooperação entre os dois países", defendeu o diplomata nipónico.
As duas partes rubricaram igualmente, no mesmo dia, uma convenção de doação avaliada em 11 milhões 600 mil dólares americanos, destinada a apoiar o sector do transporte colectivo no Burundi.
Desde a retomada da cooperação entre o Japão e o Burundi em 2006, o Governo nipónico já injectou mais de 70 milhões de dólares americanos em domínios como o transporte, a saúde pública, as infraestruturas rodoviárias, a consolidação da paz ou ainda a segurança alimentar no Burundi.
De maneira geral, o Burundi depende em mais de 50 por cento das ajudas externas para as suas despesas orçamentais mas estas ajudas diminuíram consideravelmente desde o início da década passada da guerra civil no país.