Japão financia reabilitação de centro de promoção da mulher em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo do Japão doou, segunda-feira última, ao Governo de Cabo Verde 81 mil 427 euros para a reabilitação e ampliação do Centro de Promoção da Mulher na cidade do Tarrafal, na ilha cabo-verdiana de Santiago, apurou a PANA de fonte segura.
Conforme um comunicado de imprensa, a reabilitação daquele centro irá contribuir para a “melhoria significativa” das condições de trabalho e da vida quotidiana das mulheres locais.
Também permitir-lhes -á desenvolverem suas atividades, incluindo a formação e o desenvolvimento nas mais diversas áreas.
De acordo com a mesma fonte, com este donativo, que faz parte da Assistência Japonesa para Projetos Locais (AJPL), será construída também uma biblioteca, suscetível de vir a ser um “poderoso instrumento” de promoção social e económica.
Segundo o documento, a mesma permitirá, por meio de “um ensino de qualidade num ambiente adequado, uma melhor gestão da vida profissional das beneficiárias."
O comunicado sublinhou ainda que o Japão já tinha financiado com cerca de 67 mil 718 euros, um projeto similar no Porto Novo, na ilha de Santo Antão.
“As mulheres desempenham um papel muito importante no desenvolvimento da nação porque trabalham para o benefício da comunidade, tanto no seio familiar como na sociedade, para o bem-estar de todos”, lê-se no documento.
“O Japão contribui, há muito tempo, para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde em várias áreas, como a energia, água, agricultura, alimentação redução do risco, bem como a educação e saúde, que contribuem para o desenvolvimento humano.
O Japão promete continuar com a sua cooperação, assegurou a fonte.
-0- PANA CS/DD 22dez2020