Agência Panafricana de Notícias

Japão financia projeto de tratamento de água na Somália

Cartum, Sudão (PANA) - O Japão aceitou financiar um projeto de tratamento de água para os deslocados internos na Somália, vítimas dos confrontos étnicos e da instabilidade das últimas duas décadas.

De acordo com um comunicado da Organização Internacional para as Migrações (OMI) divulgado terça-feira em Cartum, no Sudão, foi lançado um estudo piloto de três meses sobre a distribuição de água, o saneamento e a higiene para os deslocados internos que vivem nos subúrbios de Mogadíscio, a capital somalí.

O estudo financiado pela Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) vai testar as metodologias para a promoção e a distribuição de novas técnicas de tratamento de água que poderão beneficiar milhares de Somalís vulneráveis em Mogadíscio.

O programa visa fornecer água potável e promover um comportamento higiénico entre os deslocados e nas comunicades de acolhimento.

Pretende também reforçar as capacidades técnicas do Governo Federal de Transição (TFG) e da sociedade civil com vista a responder melhor aos problemas de saúde ligados ao ambiente.

"No âmbito do projeto, a água nos campos de deslocados tornar-se-á potável usando uma tecnologia japonesa de tratamento de água com o acréscimo de floculantes desenvolvidos pela Nippon Poly-Glu Company Ltd (NPG)”, indica o comunicado.

-0- PANA MO/SEG/NFB/AAS/CJB/IZ 22fev2012