Bujumbura, Burundi (PANA) - O Japão desembolsou 31 milhões de dólares americanos, destinados a financiar programas de modernização e ampliação do porto de águas profundas de Bujumbura, localizado no Lago Tanganyika, anunciou quinta-feira o embaixador nipónico no Burundi, Masahiro Imai.
As obras de modernização deste pulmão económico do país foram lançadas oficialmente quinta-feira, por um período de dois anos.
Estas obras incluem, entre outras coisas, a construção de um terminal de contentores, um estaleiro para a construção e reparação de navios, bem como a dragagem da bacia portuária.
Esta principal infraestrutura portuária do país não sofreu um trabalho tão extenso desde a sua entrega pela Bélgica nos anos de 1960.
O Burundi possui vários outros pequenos portos ao longo do Lago Tanganyika, usados principalmente para atividades de pesca.
Os três quartos do volume de comércio do Burundi com o mundo exterior ainda passam ainda por estradas.
Situado num isolamento geográfico a mais de 1.000 quilómetros das primeiras costas oceânicas, o Burundi ainda trabalha em projetos ferroviários com as vizinhas Tanzânia e a República Democrática do Congo.
-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/DD 09setembro2021