Agência Panafricana de Notícias

Japão financia com $ 1 milhão projeto para juventude no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês lançou um projeto de prevenção da radicalização da juventude congolesa, financiado pelo Japão com um milhão de dólares americanos, soube a PANA esta terça-feira em Brazzaville junto do Ministério congolês da Juventude e Educação Cívica.

Elaborado pelo Congo, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), este projeto visa dar uma resposta adaptada à problemática da radicalização da juventude congolesa, nomeadamente através de mecanismos de educação cívica, de sensibilização dos jovens aos valores republicanos, de democracia e de cidadania, de inserção socioeconómica pelas atividades geradoras de receitas e profissões.

O projeto é estruturado em duas componentes, das quais a primeira envolve a educação cívica e cidadania.

A primeira vertente inclui a identificação dos jovens de risco e a criação duma rede de jovens, ao passo que a segunda vertente comporta campanhas de educação cívica e de sensibilização aos valores republicanos e de cidadania, com o objetivo de reduzir o risco de exposição dos jovens à violência e à radicalização.

A segunda componente inclui ainda o apoio económico aos jovens. Trata-se aqui do mecanismo de subvenção instalado para apoiar a educação e as initiativas de empregos, bem como centros de empresariado e de formação profissional.

O projeto abrange os jovens desempregados, os jovens desescolarizados e os jovens portadores de projetos de Brazzaville e do departamento de Pool.

Para a ministra da Juventude e Educação Cívica, Destinée Ermela Doukaga, o lançamento deste projeto marca a passagem do debate teórico para a prática, nomeadamente o apoio económico através dum mecanismo de subvenção às iniciativas de emprego dos jovens, formação, promoção e apoio aos centros de empresariado suscetíveis de aceitar as jovens empresas para a inovação, por outro lado.

Segundo ela, é dever do Governo restituir a confiança e esperança aos jovens e construir os contornos do novo modelo congolês.

-0- PANA MB/JSG/FK/IZ 2agosto2016