Agência Panafricana de Notícias

Japão doa a São Tomé e Príncipe 2 milhões de euros em ajuda alimentar

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Os Governos santomense e japonês assinaram quinta-feira um acordo alimentar avaliado em dois milhões de euros, cujos fundos resultantes da venda do arroz doado serão revertidos em projetos de erradicação da pobreza, soube a PANA de fonte oficial esta sexta-feira em São Tomé.

O embaixador do Japão em São Tomé e Príncipe, Masao Kobayashi, disse que esta ajuda alimentar que regulamente o Governo nipónico fornece ao arquipélago resulta de um acordo assinado entre os dois estados em 1999.

O Governo santomense através do ministro das Finanças e Cooperação Internacional, Américo Ramos, regozijou-se pela ajuda, no quadro num contexto em que Japão está engajado na reconstrução do que foi destruído pelas calamidades registadas no ano transato.

Cerca de 200 contentores de arroz chegarão a São Tomé e Príncipe entre julho e agosto do próximo ano, visto que o convénio celebrado pelos países é valido para o ano de 2013.

A ajuda alimentar do Governo nipónico representa dois terços do consumo anual nas ilhas de São Tomé e Príncipe, sendo que arroz é o produto mais consumido pelos santomenses.

O produto é vendido 14 mil dobras o quilo, menos de um dólar americano, preço praticado pelo comerciantes no mercado aos consumidores que é determinado pelo Governo santomense.

Os fundos resultantes das vendas do arroz, que serão coordenados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), servirão para a reabilitação e a construção de estradas e de escolas, bem como para projetos de redução da pobreza.

-0- PANA RMG/TON 24Fev2012