Japão doa a São Tomé e Príncipe dois milhões de euros para ajuda alimentar
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo japonês disponibilizou para o Governo são-tomense cerca dois milhões de euros para ajuda alimentar para o ano económico 2019-2020, soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.
Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado segunda-feira por Elsa Pinto, ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidade, e pelo embaixador do Japão residente em Libreville, no Gabão, Maasaki Sato.
Falando durante a cerimónia, Maasaki recordou que ”a doação visa garantir a segurança alimentar nos países africanos em desenvolvimento.”
Acrescentou que a ajuda alimentar nipónica decorre da declaração de Yokohama, adotada na sétima conferência internacional de Tóquio (capital japonesa) sobre o desenvolvimento em África ocorrida em agosto de 2019.
Um novo carregamento do produto deverá entrar, em breve, no Porto de São Tomé, revelou.
Afirmou igualmente que a venda do produto reverterá para um fundo de contrapartida, onde o Estado implementa projetos suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento económico e social de São Tomé e Príncipe.
Por sua vez, a chefe daq diplomacia são-tomense apontou como metas, por meio deste fundo, "a realização de eleições, a melhoria de parques escolares e de intervenções no Hospital Ayres de Menezes”.
No entanto, a margem do acordo sobre este fundo, a diplomata são-tomense anunciou ao embaixador nipónico a necessidade de mudar o rumo da cooperação para investimentos estruturantes a fim de que o pais tenha maior independência económica.
-0- PANA RMG/DD 12novembro2019