Agência Panafricana de Notícias

Japão doa 300 milhões de ienes para desenvolver pesca artesanal em Cabo Verde

Praia, (PANA) – O Governo do Japão vai disponibilizar a Cabo Verde 300 milhões de ienes, equivalentes a 260 milhões de escudos cabo-verdianos, para a aquisição de equipamentos destinados ao desenvolvimento do setor da pesca artesanal, no arquipélago, apurou a PANA sábado de fonte oficial.

De acordo com uma nota de imprensa do Governo cabo-verdiano, este montante constitui um donativo do Japão a Cabo Verde, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Económico e Social, no domínio das pescas.

A mesma fonte assinala que o Japão tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento do arquipélago, tendo em conta o número e o impacto das ações de cooperação desenvolvidas em vários setores.

Na área das pescas, os dois países têm desenvolvido, desde 1980, um processo de cooperação “bastante profícuo”, indica a fonte.

O processo tem como destaque o apoio ao desenvolvimento sustentável do setor das pescas, com relevo para a assistência técnica, motorização dos botes e  fornecimento de alguns barcos de pesca semi-industrial.

O Japão financiou, igualmente, a construção e ampliação dos Portos de Pesca da Praia, em Santiago, e da Cova de Inglesa, em São Vicente, para além de instalação de infraestruturas de frio.

Este novo acordo, que formaliza a doação é assinado no dia 23 de março, pelas 10:00, em Dakar, pelo embaixador de Cabo Verde no Senegal, Inácio Felino de Carvalho, e o embaixador do Japão, Arai Tatsuo e ato será presidido pelo ministro cabo-verdiano da Economia Marítima, Paulo Veiga, por videoconferência, através de uma plataforma digital, na sala de conferência do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, na Cidade da Praia.

Na semana passada, os governos dos dois países assinaram o acordo para o adiamento, por um ano, do pagamento do serviço da dívida por Cabo Verde, no valor de 67 milhões de escudos.

O acordo está inserido na iniciativa de Suspensão da Dívida, aprovada em 2020, pelo G20 e endossada pelos países credores membros do Club de Paris, através do Memorando de Entendimento assinado, em 12 de agosto de 2020, para ajudar o país na luta contra as consequências da covid-19.

-0- PANA CS/IZ 21março2021