Agência Panafricana de Notícias

Japão disposto a apoiar processo eleitoral na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI) da Côte d'Ivoire, Robert Beugré Mambé, concedeu quarta-feira uma audiência ao director do Serviço Ásia-África do Ministério japonês dos Negócios Estrangeiros, Yoshihiro Higushi, que prometeu uma contribuição adicional do Japão para o processo eleitoral na Côte d'Ivoire.
À sua saída da audiência, o emissário japonês disse à imprensa que veio, em nome do seu país, exprimir a solidariedade do Japão com a Côte d'Ivoire e particularmente com a CEI, "pelo trabalho realizado com um sentido de responsabilidade que vai desembocar sem nenhuma dúvida em perspectivas que conduzirão a eleições justas, transparentes e democráticas neste período de saída de crise".
O Japão foi um dos primeiros países a apoiar a Côte d'Ivoire no seu esforço de saída de crise através de doações materiais (urnas, cabinas de votos).
Yoshihiro Higushi anunciou que o Japão vai enviar nas próximas semanas uma missão de observadores para acompanhar as eleições presidenciais ivoirienses previstas para 29 de Novembro.