Japão desembolsa mais de $ dois milhões de ajuda alimentar à Gâmbia assistência alimentar
Banjul, Gâmbia (PANA) – O Governo japoonês desembolsou dois milhões e 337 mil dólares americanos como ajuda alimentar à Gâmbia, em Banjul, segundo um comunicado transmitido à PANA em Banjul.
Um acordo sobre esta subvenção foi assinado domingo último em Banjul entre os governos dois países, lê-se na nota.
O montante, que servirá para a compra de arroz, faz parte da ajuda pública ao desenvolvimento (APD), concedida anualmente pelo Japão à Gâmbia.
Tomando a palavra nessa ocasião, o ministro gambiano dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Gambianos do Exterior, Mamadou Tangara, qualificou esta subvenção de "testemunha do engajamento do Japão" em trabalhar em estreita colaboração com o Governo gambiano para melhorar a segurança alimentar no país.
Indicou que esta subvenção se enquadra nos esforços envidados pelo Japão para reforçar as relações com a Gâmbia.
Tangara felicitou o Japão pelo apoio, acrescentando que a Gâmbia se esforça para intensificar a sua colaboração, nos domínios da agricultura, do desenvolvimento das infraestruruas e do reforço das capacidades dos jovens, com o Japão.
Apelou ao setor privado japonês para investir nos setores potenciais da economia gambiana.
Por seu turno, o embaixador nipónico, Arai, declarou que os dois países mantêm uma cooperação frutuosa nos domínios da educação, da saúde, da pesca e da ajuda alimentar.
A ajuda alimentar permitirá resolver a penúria alimentar, estabilizar os preços dos géneros alimentícios e reforçar o desenvolvimento socioeconómico graças à utilização de fundos de contrapartida, referiu.
Considerou a segurança humana um dos principais pilares da política do Japão em matéria de ajuda pública ao desenvolvimento.
A realização da segurança e da autossuficiência alimentares, prosseguiu, reveste uma importância particular nestas políticas.
-0- PANA MSS/ MA/AKA/TBM/MAR/DD 6oct2019