Japão contribui com $500 mil para programa de cantinas escolares em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo do Japão vai contribuir com um financiamento no valor de 500 mil dólares para o programa de cantinas escolares em Cabo Verde, liderado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM), que este ano voltou a cooperar com o Governo cabo-verdiano neste setor, através de um financiamento de 1,5 milhões de dólares para fazer face à crise económica provocada pela Covid-19 e agravada pela guerra na Ucrânia.
Esta contribuição japonesa, segundo uma nota de imprensa, citada pela Agencia Cabo-verdiana de Noticias (Inforpress), que resulta da implementação do programa de assistência alimentar ao arquipélago para o ano fiscal de 2022, assinado a 01 de julho entre a secretária de Estado dos Negócios de Cabo Verde, Miryan Vieira, e o embaixador do Japão, Izawa Osamu, insere-se assim nos esforços para melhorar a situação nutricional no país afetado também pela seca e a pandemia da covid-19.
“A cooperação em assistência alimentar, é uma das principais áreas de cooperação entre o Japão e Cabo Verde. É um dos símbolos fortes da nossa amizade e da nossa solidariedade”, frisa o documento, justificando que o país asiático deseja contribuir para cobrir as necessidades alimentares em Cabo Verde.
“Esta renovada contribuição, tem um cunho particular este ano em Cabo Verde, dada a tensão nos mercados internacionais de cereais devido à situação na Europa”, acrescenta.
A cooperação com o Japão começou com o estabelecimento das relações diplomáticas após a independência de Cabo Verde em 1975.
Com a assinatura do primeiro Acordo de Cooperação Económica, em 1979, a cooperação entre os dois países tem-se desenvolvido e diversificado através da cooperação técnica, financeira não reembolsável, fornecimento de créditos de longo prazo e com baixas taxas de juro, e ajuda através de agências multilaterais.
0 – PANA – CS/MAR 30 setembro 2022