Agência Panafricana de Notícias

Japão concede ajuda alimentar de cerca de 2,9 milhões de euros a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Japão vai conceder a Cabo Verde uma ajuda alimentar avaliada em 340 milhões de yens (cerca de 2,9 milhões de euros) para permitir ao arquipélago garantir a sua segurança alimentar, soube-se de fonte diplomática na Praia.

A fonte disse que “o financiamento, pela sua modalidade, tem uma repercussão positiva em Cabo Verde a vários níveis, entre os quais, a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento através dos fundos de contrapartida que financiam projetos no setor agrícola, em prol das camadas desfavorecidas, contribuindo, desta forma, para a redução da pobreza no meio rural”.

Entre as acções desenvolvidas com o apoio da Cooperação Japonesa figuram a diversificação das culturas, a reabilitação de infra-estruturas rurais, a massificação dos sistemas de irrigação e a introdução de técnicas de hidroponia e aeroponia, a modernização e o aumento da produção agrícola e o apoio às novas tecnologias de produção agrícola.

Cabo Verde e Japão mantêm laços históricos de cooperação desde os primórdios da independência do arquipélago, em 1975, e que vêm sendo fortalecidos ao longo dos últimos anos.

De 1980 a esta data a assistência japonesa no plano alimentar totaliza cinco biliões 517 milhões de yens (cerca de 50 milhões de euros) .

A cooperação entre Cabo Verde e o Japão na sua modalidade não reembolsável, para além da ajuda alimentar, tem sido estendida ao financiamento em domínios cruciais, designadamente a agricultura, as pescas, as telecomunicações, o desporto, a exploração e o abastecimento de águas às populações, a saúde, a formação de quadros, os transportes e as infra-estruturas, que visam sobretudo o combate à exclusão social e a redução da pobreza.

-0- PANA CS/TON 1fev2011