Agência Panafricana de Notícias

Japão concede $ 3 milhões a Mali e Mauritânia para gestão de fronteiras

Bamako, Mali (PANA) – O Governo japonês concedeu 3 milhões de dólares americanos (1,86 bilião de francos CFA) para o financiamento do projeto com vista a melhorar a capacidade coletiva de gestão das fronteiras e proteger as comunidades fronteiriças entre o Mali e a Mauritânia, anunciou um comunicado transmitido quarta-feira à PANA.

Este projeto visa reforçar as capacidades do pessoal encarregue da gestão da fronteira da Direção da Polícia das Fronteiras do Mali e do Departamento de Controlo do Território da Mauritânia para garantir a segurança da população que vive na zona fronteiriça e melhorar a gestão das fronteiras comuns entre os dois países.

Segundo o comunicado, este novo apoio vai acelerar o compromisso do Governo japonês, que já financiou vários projetos em 2014 em torno de 11 milhões de dólares americanos destinados às agências das Nações Unidas (PAM, ACNUR, UNICEF, PNUD, FNUAP e OIM) para ajudar as populações vulneráveis na Mauritânia e no Mali.

O acordo foi assinado pelo embaixador do Japão na Mauritânia, Jun Yoshida, e pela chefe de missão da Organização Internacional da Migração (OIM) na Mauritânia, Ariki Strauss.

-0- PANA GT/JSG/CJB/TON 11março2015