Agência Panafricana de Notícias

Japão concede $ 2 milhões para equipar aeroportos de Nouakchott e Nouadhibou

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano e o Japão assinaram um acordo de financiamento de 200 milhões de íenes, ou seja perto de dois milhões de dólares americanos, destinados ao financiamento de equipamentos para aeroportos de Nouakchott (cidade capital do país) e de Nouadhibou (segunda cidade do país).

O acordo foi rubricado quarta-feira última pelo ministro mauritano da Economia e Finanças, Moctar Ould Diaye, e o pelo embaixador do Japão na Mauritânia, Hisatsugu Shimuzu.

Falando na ocasião, Ould Ndiaye afirmou que a aquisição do material japonês se enquadra na aplicação do Programa Económico Social (PES) do Governo mauritano.

A doação japonesa, acrescentou o governante, vai permitir dotar os dois aeroportos « dum amplo leque de equipamentos compostos por Raios X Cabina, Raios Bagagens, Raios X frete e pórticos de deteção”.

Estes equipamentos vão contribuir « para o reforço das capacidades dos aeroportos de Nouakchott e Nouadhibou, na perspetiva do grande tráfego aéreo para o qual estas infraestruturas foram criadas, e que exige um sistema de segurança satisfatório”, explicou o ministro mauritano da Economia e Finanças.

Por sua vez, o embaixador do Japão revelou que esta doação visa “apoiar os esforços da Mauritânia no quadro da luta contra o terrorismo”.

O diplomata disse esperar que estes materiais reforcem o nível de segurança dos dois aeroportos nas normas, limitando nomeadamente “lacunas”.

A cidade de Nouakchott é dotada dum novo aeroporto internacional denominado Oumtounsy, operacional desde a 23 de junho último.

-0- PANA SAS/TBM/MAR/DD 08set2016