Agência Panafricana de Notícias

Japão concede $ 18 milhões ao Níger para sectores básicos

Niamey- Níger (PANA) -- A ministra nigerina dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Aïchatou Mindaoudou, e o assessor interino da Embaixada do Japão no Níger, Nishiuchi Kazuhiko, assinaram terça-feira três acordos de nove biliões de francos CFA (18 milhões de dólares americanos) destinados aos sectores básicos.
Estes acordos inscrevem-se no quadro da ajuda financeira não reembolsável do Governo do Japão ao Estado do Níger.
O primeiro acordo de cooperação abrange a concessão duma ajuda financeira do Japão, a título de doação, ao Governo nigerino, no valor de 820 milhões de Yen ou seja cerca de quatro biliões 100 milhões de francos CFA (oito milhões 10 mil 775 dólares americanos).
Esta soma servirá para a aquisição de arroz, no quadro da execução do projecto de ajuda alimentar a título do ano fiscal de 2008 (KR-2008).
O segundo protocolo é relativo a uma ajuda não reembolsável a favor dos agricultores desfavorecidos no valor 490 milhões de Yens, ou seja cerca de dois biliões 450 milhões de francos CFA (quatro milhões 786 mil 926 dólares americanos) para a compra de fertilizantes e de ureia.
O terceiro acordo de cooperação, de 400 milhões de Yens (cerca de dois biliões francos CFA ou três milhões 907 mil 695 dólares americanos), permitirá contribuir para a execução do programa de emergência para o abastecimento de água para fazer face à mudanças climáticas.
Em Janeiro último, o Níger e o Japão já assinaram dois acordos no valor de cerca de dois biliões de francos CFA a título da cooperação não reembolsável para lutar contra o paludismo e para a erradicação do verme da Guiné para o ano fiscal de 2009.