Japão apoia populações vulneráveis no Centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano distribui, desde 9 de outubro corrente, mil 200 toneladas de arroz, doadas pelo Governo japonês, soube a PANA de fonte segura em Bamako.
Inicialmente destinado a ser comercializo no Mali, o arroz em apreço está a ser distribuído gratuitamente, conforme uma autorizaça da ao Governo maliano através do Comissariado para a Segurança Alimentar, de acordo com a fonte.
Esta qualidade de arroz destinado a ser distribuída gratuitamente às populações vulneráveis das regiões do centro e do norte do Mali, as mais afetadas, faz parte das seis mil e 428 toneladas no total, avaliadas em mais de dois biliões e 300 milhões de francos CFA (mais de 21 milhões e 251 mil dólares americanos), disponibilizadas pelo Governo japonês para o Mali, a título de doação não reembolsável.
Segundo a mesma fonte, a Embaixada do Japão apoia as autoridades malianas nos seus esforços para a consolidação da estabilidade, assistência e proteção das populações afetadas pelas crises de segurança.
A extensão dos conflitos multiformas ao centro do Mali, nomeadamente nas regiões de Mopti e Segou, aumentou o número de pessoas famintas, que passou de três milhões e 200 mil, em janeiro último, para três milhões e 900 mil, em agosto último, segundo estimativas oficiais.
Os conflitos e a mudança climática impedem atividades agrícolas, o que pressagia um desfecho incerto para a campanha agrícola 2019-2020, que arrancou em atraso em alguns pontos do país, explica o Comissariado para a Segurança Alimentar, estrutura nacional encarregue de implementar a política nacional em matéria de alimentação e de nutrição.
-0- PANA GT/TBM/MAR/DD 14out2019