Japão apoia Guiné-Conakry na luta contra doenças
Conakri, Guiné (PANA) - O Governo japonês concedeu um financiamento de 1,469 milhão de dólares americanos ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no quadro do seu orçamento adicional para 2020, para apoiar os esforços da Guiné-Conakry na resposta a emergências sanitárias.
Um comunicado transmitido à PANA terça-feira, em Conakry, indica que o objetivo, até março de 2022, é contribuir para o melhoramento da qualidade e continuidade dos serviços de imunização, conter as epidemias de poliomielite e sarampo em crianças com menos de cinco anos de idade e reforçar a prevenção da pandemia da covid-19.
Com duração de um ano, o projeto cobrirá duas comunas, em Conakry (Matoto e Ratoma) e três prefeituras da região de Kankan (Alta Guiné), designadamente Kankan, Mandiana e Siguiri.
A assistência do Governo japonês judará a manter e expandir o acesso a um pacote mínimo de intervenções integradas de saúde, incluindo imunização, nutrição, entre outras, para mais de dois milhões 710 mil beneficiários.
Entre os beneficiários incluem-se as crianças de zero a 11 meses, as comunidades rurais, as escolas e os centros de saúde nas regiões afetadas pelas epidemias da covid-19, poliomielite e de sarampo.
Uma parte deste financiamento cobrirá a comunicação dos riscos e o envolvimento da comunidade para combater aos rumores, reforçar a confiança da população diante do sistema de saúde e permitir que as comunidades adotem melhores práticas sanitárias e de higiene.
Este projeto de reforço da prestação de serviços de saúde, nutrição e WASH (Água, Higiene ) é resultado de uma forte parceria entre a UNICEF e o Japão.
O Japão, tal como durante o anterior surto de Ébola, em 2013, continua a apoiar ativamente a Guiné-Conakry e a reforçar o seu sistema sanitário, a fim de lutar contra as epidemias a médio e longo prazos.
-0- PANA AC/JSG/DIM/IZ 16março2021