Praia, Cabo Verde (PANA) - O Japão vai apoiar Cabo Verde com quase 1,9 milhão de euros para adquirir cereais, visando permitir a estabilização dos preços no mercado local, apurou a PANA de fonte oficial.
O acordo para a atribuição deste apoio foi firmado esta quarta-feira, em Dakar, entre os representantes diplomáticos dos dois países no Senegal.
O documento prevê que, em 2021, a ajuda alimentar japonesa a Cabo Verde vai consistir na atribuição de 250 milhões de ienes japoneses, equivalentes a 208 milhões de escudos cabo-verdianos (1,850 milhão de euros), praticamente idêntico ao de 2020, que garantiu a compra da arroz e trigo.
Em comunicado, o Governo cabo-verdiano assinala que a ajuda alimentar japonesa vem ajudando as autoridades cabo-verdianas na resposta aos desafios ligados à segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado nacional.
A nota acrescenta que, com o valor da venda dos cereais em todo o território nacional, cria-se um fundo de contrapartida para financiar projetos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar, disponibilidade de água e setor da saúde, com impacto positivo na melhoria das condições de vida da população.
-0- PANA CS/IZ 30junho2021