Japão adia pagamento da divida de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Japão vai adiar, por um ano, o pagamento do serviço da dívida contraída por Cabo Verde, no valor superior a 600 mil euros, apurou a PANA de fonte oficial.
Em comunicado, o Governo cabo-verdiano explica que o acordo para o efeito se insere na Iniciativa de Suspensão da Dívida, aprovada em 2020 pelo G20 e endossada pelos países credores membros do Club de Paris.
A aprovação da iniciativa ocorreu através do Memorando de Entendimento sobre o tratamento do serviço da dívida de Cabo Verde, assinado em 12 de agosto de 2020, "para ajudar" o país "na luta contra as consequências provocadas pela pandemia de covid-19".
O entendimento com o Japão envolve um "Acordo por Troca de Notas" e refere-se "ao adiamento, por um período de um ano, do pagamento do serviço da dívida bilateral de Cabo Verde" perante as autoridades japonesas, num montante total de 78,2 milhões de ienes, équivalentes a cerca 67 milhões de escudos (603 mil euros).
O Japão tem sido um dos principais parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta o número e impacto das ações de cooperação desenvolvidas em vários setores.
Entre esses setores destaca-se os das pescas, das telecomunicações rurais, da ajuda alimentar regular, da assistência técnica e do acolhimento de estagiários para formações de curta duração e o crédito bonificado, assinala o Governo cabo-verdiano.
O acordo em causa vai ser assinado, em Dakar, entre o embaixador do Japão no Senegal, Arai Tatsuo, e o embaixador cabo-verdiano neste, Inácio Felino de Carvalho.
-0- PANA CS/IZ 12março2021