Dakar, Senegal (PANA) - Duas equipas do Senegal, desgnadamente Jamono de Fatick (centro-oeste), e US Ouakam (subúrbio de Dakar) foram promovidas domingo à Liga 1 Senegalesa de Futebol Pró, soube a PANA de fonte desportiva.
Os dois clubes subiram a este patamar no termo da 26.ª e última jornada da Liga 2., segundo a fonte.
O Jamono de Fatik derrotou o Port por 3-1 ao passo que o US Ouakam, o Wallidaan por 6-1, para conservarem os dois primeiros lugares qualificativos para a elite do futebol senegalês com, respetivamente, 46 e 44 pontos.
Porém, um outro clube da Liga 2, os Rufisquois, vencedores do Thiès FC por 6-1, ficarão a este nível na próxima temporada, apesar dos seus 44 pontos (derrotado, em termos de golos de diferença, pelo US Ouakam (+18 contra +14).
Com esta ascensão do Jamono, compensado pelo título de campeão da Liga 2 /46 pontos), é pela primeira vez que um clube da cidade de Fatik vai disputar um campeonato profissional do Senegal.
Ao invês, para o US Ouakam, trata-se de um regresso ao mais alto nível depois de retrogradado para a Liga 2 em 2018.
Na cauda, o Port (14.º, 24 pontos) e Mbour PC (13.º e 28 pontos) evoluirão, por sua vez, no Campeonato Nacional da Liga 1, mas a título de amador.
-0- PANA BKN/JSG/DD 17julho2023