Agência Panafricana de Notícias

Jakaya Kikwete reeleito à frente da Tanzânia

Dar-es-Salaam- Tanzânia (PANA) -- Jakaya Kikwete foi declarado sexta-feira vencedor das eleições presidenciais de 31 de Outubro último com 61,17 porcento dos votos.
De acordo com a Comissão Eleitoral Nacional (NEC) da Tanzânia, Kikwete é seguido de Wilbroad Slaan, candidato de Chama Cha Demokrasia na Maendeleo (CHADEMA), com 26,34 porcento dos votos.
O outro concorrente, Ibrahim Haruna Lipumba, candidato da Frente Cívica Unificada (CUF), terminou na terceira posição com 8,06 porcentos dos sufrágios expressos, de acordo com a fonte.
O presidente da NEC, o magistrado na reforma Lewis Makame, indicou que apenas oito milhões 626 mil 233 eleitores dos 20 milhões 177 mil 303 inscritos foram às urnas para votar.
Falando em nome dos partidos da oposição, Lipumba afirmou que a NEC não está em condições de dar resultados fiáveis, por ter sido pouco financiada e mal equipada.
"É preciso reforçar as capacidades da Comissão (Eleitoral Nacional), a fim de que a população possa ter confiança no seu trabalho", declarou.
Kikwete deve ser empossado sábado no Estádio Nacional de Dar- es-Salaam para um segundo mandato de cinco anos.