Jacob Zuma hospitalizado na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, que cumpre uma pena de prisão de 15 meses, foi internado num hospital externo para observação médica.
A informação foi confirmada nesta sexta-feira pelo Departamento dos Serviços Correcionais (DCS), que indicam que Zuma "não se encontra em estado grave".
Recorde-se que Zuma, encarcerado pelo Tribunal Constitucional, no mês passado por ultraje, foi autorizado a deixar a prisão por quatro dias, na próxima semana.
O ex-Presidente suscitou a indignação geral, em novembro passado, depois de abandonar a sala do tribunal sem permissão do juiz Raymond Zondo, que investigava sobre as acusações de captura do Estado durante os nove anos do mandato de Zuma.
O juiz Zondo pediu ao tribunal que condenasse Zuma a dois anos de prisão.
No entanto, Zuma atacou duramente o Tribunal Constitucional e o sistema judicial, alertando contra o que chamou de "ditadura judicial" que ameaça a estabilidade do país.
O tribunal de Pietermaritzburg autorizou quarta-feira o ex-chefe de Estado a assistir ao seu julgamento na próxima semana, depois da sua recusa de participar por vídeo desde a prisão.
Os advogados de Zuma argumentaram que a virtualidade das audiências privou o seu cliente dos seus direitos constitucionais no seu julgamento por suborno relacionado à compra de equipamento militar.
O porta-voz da Fundação Jacob Zuma, Mzwanele Manyi, diz que a sua admissão não é um estratagema para escapar ao tribunal
Em maio passado, Zuma declarou-se inocente das acusações de fraude, corrupção, extorsão e lavagem de dinheiro movidas contra ele, relacionadas à compra de equipamento militar na década de 1990.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06agosto2021