Agência Panafricana de Notícias

Jacob Zuma esperado no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, é aguardado esta quinta-feira no Zimbabwe para abordar com o seu homólogo zimbabweano, Robert Mugabe, a tensão crescente na sua coligação governamental.
Mugabe, sob pressão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), aceitou, no ano passado, formar um Governo de Coligação com a oposição, mas os seus antigos adversários declararam que ele está a faltar à sua palavra sobre algumas reformas que tinha decidido empreender.
O primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, o seu principal adversário, encontrou-se com Zuma em Julho último para lhe pedir para pressionar Mugabe a respeitar estes acordos.
Responsáveis zimbabweanos declararam que o chefe de Estado sul- africano deveráa reunir-se com todos os líderes políticos do Governo de Coligação para pôr termo à tensão.
Entre as divergências que abalam o Governo de Coligação está a nomeação, de maneira unilateral, de algumas figuras chaves do Governo por Mugabe e a detenção de legisladores do partido de Tsvangirai por motivos considerados "falaciosos".
O ex-Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, negociou o acordo de partilha do poder no Zimbabwe em nome da SADC.