Jack Ma, OMS-África e PNUD doam produtos ao Congo para luta contra coronavírus
Brazzaville, Congo (PANA) – O multimilionário chinês, Jack Ma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) para África e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento doaram novos lotes de produtos para permitir ao Congo lutar contra o coronavírus.
Estas doações foram recebidas no Centro de Compra de Medicamentos e Produtos de Saúde, segunda-feira, pela ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo, que procedeu imediatamente à distribuição dos mesmos por regiões.
Os bens doados permitirão acelerar testes de despistagem nas administrações e noutros locais de forte concentração, devendo todas as localidades do país ser abrangidas pela despistagem do coronavírus, como forma de conter a pandemia para a sua erradicação.
Os produtos foram automaticamente encaminhados por veículos do Programa Alimentar Mundial (PAM) para diferentes regiões do Congo, onde prefeitos vão fazer a distribuição dos mesmos.
Trata-se de seringas, de caixas de segurança para agulhas, de luvas, de macacãos, de pulverizadores, de gel hidroalcoólico, de óculos de proteção, de aventais de proteção, de lençóis, de cotonetes, de sacos de lixo, de termômetros infravermelhos, de blusas não estéreis, de ecrãs de proteção facial e de máscaras de proteção.
Depois de ter recebido estes produtos, a ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo, declarou que estes respondem às necessidades do Congo, já que, frisou, os doadores forneceram os produtos conforme as necessidades expostas pelo Governo congolês.
"Estamos hoje na segunda doação da Fundação Jack MA. Estas doações respondem às nossas necessidades, conform a lista de necessidades estabelecida. Todas as regiões serão atendidas para procederem, quanto antes, ao controlo de temperaturas, da lavagem das mãos, e a testes”, regozijou-se a governante.
-0- PANA MB/BEH/MAR/DD 20abril2020