Agência Panafricana de Notícias

Ivoirienses elegem Presidente da República

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Os Ivoirienses votam domingo para escolher o seu Presidente da República para os próximos cinco anos entre quatorze candidato, dos quais o chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo.
Sexta-feira, último dia da campanha eleitoral, a batalha da mobilização foi dura entre os candidatos, nomeadamente entre os três principais, Henri Konan Bédié, Alassane Dramane Ouattara e Laurent Gbagbo.
Uma verdadeira onda humana, vestida com as cores da Frente Popular Ivoiriense (FPI) de Laurent Gbagbo, apoderou-se sexta-feira de manhã do estádio Félix Houphouët Boigny, invadindo até a relva, visto que os 45 mil lugares sentados foram insuficientes.
"Esta mobilização deve traduzir-se concretamente nas urnas.
Posso contar conovosco para escrever uma nova página da Côte d'Ivoire?", perguntou Laurent Gbagbo à multidão.
Em resposta, a maré humana entoou "sim, vamos instalar-te na noite de 31 de outubro".
Por seu lado, o candidato Alassane Dramane Ouattara organizou uma passeata de Port-Bouët, bairro próximo do aeroporto, no início da tarde.
Liderada pelo líder da Coligação dos Republicanos (RRD), a passeata perturbou, até à noite, a circulação de veículos antes de chegar ao bairro de Cocody onde Alassane Ouattara deu as últimas diretivas de voto para o domingo.
Relativamente ao Partido Democrático da Côte d'Ivoire (PDCI), apesar de o seu candidato, Henri Konan Bédié, ter escolhido a cidade costeira de Grand-Lahou para o seu último comício, os comités locais de Abidjan organizaram passeatas pela cidade de Abidjan.