Agência Panafricana de Notícias

Ivoirienses continuam a fugir para Libéria

Nairobi, Quénia (PANA) – Cinco mil 120 Ivoirienses originários das aldeias de Ligbepleu, Tuopleu, Doupleu, Gbeadapleu, Gbinta e de outras aldeias sitas entre as cidades de Danane e Guiglo (oeste da Côte d’Ivoire) fugiram para o distrito de Nimba, no leste da Libéria, indicaram o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e autoridades liberianas.

O ACNUR anunciou igualmente a chegada de 400 refugiados ivoirienses suplementares, maioritariamente mulheres e crianças das quais 62 porcento têm menos de 18 anos de idade.

Os refugiados, entre os quais partidários dos dois campos, designadamente Alassane Ouattara, vencedor, segundo a Comissão Eleitoral Independente (CEI), da segunda volta do escrutínio presidencial de 28 de Novembro último, e de Laurent Gbagbo, vencedor do mesmo escrutínio segundo o Conselho Constitucional da Côte d'Ivoire, indicam ter fugido porque receiam que a crise política culmine numa guerra civil.

Com o aumento do número dos refugiados, as comunidades acolhedoras estão confrontadas com desafios de água potável, abrigos e mantimentos para os refugiados, e para os próprios anfitriões que já vivem à beira da precaridade.

-0- PANA DJ/BOS /AKA/SSB/IBA/CJB/DD 29Dez2010