Ivoiriense Jacques Anouma candidata-se à presidência da CAF
Dakar, Senegal (PANA) - Um ex-presidente da Federação Ivoiriense de Futebol (FIF), Jacques Anouma, candidatou-se à presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF), cuja eleição ocorrerá em março de 2021, soube a PANA de uma fonte oficial em Dakar.
Para o efeito, Anouma pedi e obteve o apoio e o patrocínio da sua federação nacional, conforme as condições de elegibilidade para este cargo, confirmou sábado último o presidente da FIF, Sidy Diallo, num comunicado.
"Antes de entrar numa tal competição, é preciso que eu tenha o meu destino nas minhas mãos", declarou Anouma há algumas semanas.
A sua candidatura foi anunciada poucos dias depois do atual presidente da CAF, o Malgaxe Ahmad Ahmad, eleito a 16 de março de 2017, ter afirmado ter já “o apoio de 46 federações das 54 filiadas” na sua instituição.
Quanto aos outros candidatos potenciais anunciados, designadamente Wadie el Jory e Tarek Bouchamaoui (ambos da Tunísia), Fouzi Lekjaa (Marrocos), Amaju Pinnick (Nigérian) e Hani Abo Rida (Egito), estão ainda silenciosos, embora o prazo para o depósito de candidaturas, até a 12 de novembro corrente, aproxime-se tão rapidamente.
Em todo caso, a CAF divulgará a lista dos candidatos ao cargo de presidente a 11 de janeiro de 2021.
É pela segunda vez que Jacques Anouma entra nesta corrida.
A primeira tentativa foi a 10 de março de 2013, face o então presidente da CAF, Issa Hayatou (Camarões).
Novas disposições introduzidas nos estatutos da CAF, em setembro de 2012, em particular a que exclui da corrida presidencial qualquer pessoa que não fosse ou nunca tivesse sido membro da comissão executiva da instituição, chumbaram a sua candidatura.
Mesmo o seu recurso junto do Tribunal Arbitral dos Desportos (TAS) não resultou, refere-se.
-0- PANA BKN/TBM/MAR/DD 09novembro2020