Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Luigi Di Maio, saudou as conversações interlíbias, na cidade egípcia de Hurghada, sobre questões militares e de segurança, que decorrem no âmbito dos esforços das Nações Unidas relativos à Comissão Militar Conjunta 5+5.
Numa declaração terça-feira, Di Maio considerou que o reinício das negociações da Comissão Militar 5+5 é necessário para a sustentabilidade do cessar-fogo, na Líbia.
A reunião entre delegações da Líbia oriental e ocidental é facilitada pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), como parte das conversações em curso no âmbito da Comissão Militar, de acordo com um comunicado da ONU.
A Missão expressou a sua "gratidão ao Governo do Egipto pelos seus esforços para facilitar a convocação destas importantes conversações e pelo seu generoso acolhimento das delegações".
Ela manifestou a sua esperança de que estas reuniões diretas conduzam a resultados positivos a serem apresentados aos próximos encontros da Comissão militar.
A Comissão, uma das vertentes do diálogo resultante da Conferência de Berlim, está a examinar a sustentabilidade do cessar-fogo e a retirada dos grupos armados e mercenários estrangeiros da Líbia.
-0- PANA BY/JSG /DIM/IZ 29set2020