Itália reitera apoio à proclamação de cessar-fogo na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A Itália apoia o acordo entre o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj, e o presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento paralelo), Aguila Salah, sobre a proclamação de um cessar-fogo.
Esta posição foi renovada nesta terça-feira pelo ministro italiano das Relações Exteriores e Cooperação, Luidi Di Maio, durante uma reunião em Trípoli com Fayez al-Sarraj.
Nessa ocasião o diplomata italiano acrescentou a posição do seu país que “rejeita qualquer ingerência estrangeira nos assuntos da Líbia e apela à cessação" desta crise.
Di Maio sublinhou que a Líbia foi um ator importante para Roma (Itália) e "um eixo crucial para a construção de um novo modelo de desenvolvimento na região do Mediterrâneo", através da expansão do comércio e da concessão de oportunidades de crescimento a todos os países da região.
A 21 de agosto último, al-Sarraj e Salah emitiram duas declarações, proclamando um cessar-fogo em todo o território líbio, depois de intensos contactos políticos internacionais em relação à crise na Líbia.
Estas duas declarações relacionam-se também com um apelo para "retomar a produção e exportação de petróleo e congelar as suas receitas numa conta especial no Banco Estrangeiro da Líbia, enquanto se aguarda por um acordo entre os Líbios."
O ministro das Relações Exteriores da Itália chegou a Trípoli na manhã desta terça-feira, devendo viajar para o leste do país a fim de se encontrar com Águila Salah, segundo a imprensa italiana.
-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 01set2020