Agência Panafricana de Notícias

Itália reforça assistência humanitária à RD Congo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Uma enviada especial do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros para as Emergências Humanitárias e Situações de Vulnerabilidade, Margherita Boniver, encontra-se desde quinta-feira na República Democrática do Congo (RDC), para dar uma ajuda humanitária do seu país às pessoas deslocadas e aos refugiados no leste congolês.
Margherita Boniver, cuja visita termina esta sexta-feira, defendeu que a cooperação bilateral merece ser reforçada com a presença de Organizações Não Governamentais (ONG) italianas no terreno, a favor da estabilidade e do regresso da paz ao leste do país.
Ela anunciou deslocar-se a Goma, capital da província de Kivu-Norte (leste), com vista a avaliar as necessidades reais das populações deslocadas e elaborar um plano de emergência da ajuda humanitária a favor delas.
Este trabalho deverá ser coordenado com a presença das ONG humanitárias italianas já activas em Kivu-Norte, indicou a emissária da Itália, acrescentando que os deslocados de guerra precisam da assistência humanitária para melhorar as condições de vida e garantir a sua reintegração social.
A cooperação italiana é manifesta na RDC, nomeadamente nos sectores da saúde, dos assuntos sociais e da engenharia civil para os quais várias ONG e congregações missionárias italianas estão activas no país.