Agência Panafricana de Notícias

Itália qualifica de "passo importante" formação de Governo na Líbia

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, considerou, terça-feira, de "passo importante" a formação dum novo Governo líbio, considerando, no entanto, que a situação "ainda é instável".

Doravante, cabe ao Parlamento conceder a sua confiança à nova formação governamental, defendeu Gentiloni que afirmou, segunda-feira à noite durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, que "necessitamos agora do nascimento dum Governo líbio capaz de tratar com a comunidade internacional".

Ele reafirmou a posição do Governo do seu país em relação a uma intervenção militar suposta na Líbia, sublinhando que "estamos prontos para operações no terreno se forem pedidas pelo Governo de União Nacional na Líbia".

Comentando as declarações da ministra alemã da Defesa, Ursula Von der Leyen, afirmando que o seu país não afastava o envio de tropas à Líbia, o chefe da diplomacia italiana precisou que "a ministra alemã usou a linguagem que usamos há semanas entre parceiros na Líbia", ou seja se "a situação exigir estamos prontos para prestar a nossa contribuição".

-0- PANA AD/IN/MAR/TON 19janeiro2016