Roma, Itália (PANA) – A Itália é o primeiro país europeu a investir em Moçambique, anunciou o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.
Numa declaração feita, terça-feira última em Roma, na presença do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o chefe do Governo italiano afirmou que "o nosso país vai continuar a apostar em Moçambique onde o gigante italiano da energia Eni e a empresa italiana Saipem, já fizeram investimentos estimados em 35 biliões de dólares americanos.
Por seu turno, o Presidente moçambicano qualificou a sua reunião com Conte de “cordial e franca” afirmando que “estamos abertos ao diálogo no quadro das nossas relações, não só no domínio dos negócios e dos investimentos, mas também no do ambiente”.
Disse ter discutido com o seu interlocutor sobre "a questão do desarmamento dos rebeldes em Moçambique e eventos que impedem a concretização deste trabalho”.
As duas personalidades co-presidiram à abertura do primeiro Fórum dos Negócios italo-moçambicano, terça-feira última, em Roma.
Numerosos diretores de grandes empresas italianas participam neste fórum, organizado por iniciativa do chefe do Estado de Moçambique.
-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/MAR/DD 10julho2019