Agência Panafricana de Notícias

Itália passa em revista sua ajuda humanitária à Líbia para 2016

Tripoli, Líbia (PANA) – O Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros anunciou, segunda-feira, que a Organização da Cooperação Italiana forneceu desde o início do ano de 2016 uma ajuda “com facetas múltiplas” à Líbia no valor de mais de dois milhões e 400 mil euros, no quadro do compromisso do Governo italiano de ajudar a Líbia.

Num comunicado, o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros explica que a ajuda foi dada à Líbia “através de canais do sistema das Nações Unidas e da Cruz Vermelha Internacional”.

A nota sublinha « o envio de três séries suplementares de mala de saúde no valor total de quase 150 mil euros para os hospitais de Tripoli, Maitiga e Benghazi, e em colaboração com a associação Santegideo, a favor dos grupos tuaregues no sul do país”.

Cada grupo comporta diferentes tipos de medicamentos em condições de garantir tratamentos médicos a 10 mil pacientes durante três meses, refere o documento, indicando estar ainda um novo envio, nos próximos, dias sete toneladas de medicamentos e uma ajuda à saúde no valor total de 50 mil euros para um hospital de Misrata.

No domingo passado, Itália enviou um avião de carga que evacuou 11 feridos líbios para o hospital militar de Roma.

-0- PANA BY/TBM/ SOC/FK/IZ 28junho2016