Agência Panafricana de Notícias

Itália otimista quanto à evolução de projeto de acordo político líbio proposto pela ONU

Túnis, Tunísia (PANA) - O Congresso Nacional Geral Líbio (CNG, Parlamento cessante) anuncia até terça-feira sua posição em relação ao último projeto de acordo político proposto pelo enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Bernardino Leon, e voltar à mesa de negociações em Marrocos para a formação de um governo de consenso nacional.

Esta declaração foi feita segunda-feira última em Roma, na Itália, pelo ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, numa conferência sobre a migração.

''Esperamos que a abertura obtido para um acordo concluído entre o enviado da ONU e outras partes, nomeadamente com o Parlamento líbio de Tobrouk eleito e reconhecido a nível internacional '', vai culminar num acordo final.

O CNG é um governo paralelo na Líbia a funcionar em Tripoli, a capital do país, ao passo que a Câmara dos Representantes (o Governo reconhecido pela comunidade internacional) tem como base Toubrouk, no leste do país, salienta-se.

Falando sobre a migração, Gentiloni salientou a necessidade de se trabalhar para limitar as causas da crise e da pobreza nos países de origem dos migrantes.

Frisou que 90 porcento dos imigrantes ilegais, que chegam à Itália, partem da Líbia, e que a idéia de os reconduzir à Líbia não tem sentido nenhum.

-0- PANA AD/IN/BEH/DIM/DD 07julho2015