Agência Panafricana de Notícias

Itália lança ampla operação de salvamento de 3000 migrantes ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros italianos anunciaram sábado estarem a coordenar uma ampla operação de salvamento de cerca de três mil migrantes ao largo das costas da Líbia, depois de receberem pedidos de socorro de 18 navios devido a dificuldades de navegação em pleno mar.

No total sete navios participam na operação de salvamento, para a transferência dos migrantes a bordo de 14 navios pneumáticos e quatro outros barcos, transportando entre duas e três mil pessoas, acrescentaram as mesmas fontes.

A Polícia de Palermo, na Sicília, anunciou que deteve seis Egípcios, suspeitos passadores de emigrantes, que estavam a bordo do navio superlotado que avariou a 19 de agosto.

Além disso, mais de 104 mil migrantes proveniente de África, do Médio Oriente e da Ásia do Sul chegaram aos portos do sul da Itália desde o início deste ano, depois do seu salvamento no Mediterrâneo.

Cerca de 135 mil migrantes chegaram igualmente à Grécia e mais de dois mil e 300 outros foram mortos no mar, quando tentavam juntar-se à Europa.

-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 23ago2015