Agência Panafricana de Notícias

Itália financia reabilitação de dois institutos em Moçambique

Maputo- Moçambique (PANA) -- O Governo italiano financiou com cerca de 386 mil dólares americanos a reabilitação do Instituto de Agricultura de Boane (IAB) e do Instituto Pedagógico de Umbeluzi (IPU) em Moçambique.
O coordenador do projecto, Vadinho Paulo, declarou à Agência de Informação de Moçambique (AIM) que o trabalho de reabilitação do IAB está orçamentado em 95 mil dólares americanos e os restantes 291 mil dólares americanos serão destinados à reabilitação total do IPU.
Vadinho Paulo disse que a reabilitação do IAB deverá ser concluída num espaço de tempo de quatro meses, enquanto a do IPU deverá terminar dentro de seis meses.
"A reabilitação total do IPU consistirá em pintura, renovação da canalização, dos esgotos e da instalação eléctrica.
Ela deverá começar o mais tardar a 24 de Fevereiro", acrescentou.
Por seu turno, o director adjunto do IAB, Paulo Munguambe, afirmou que o seu instituto sofria dum sério problema de acesso à água potável.
Precisou que este problema abrangia toda a população de Boane porque o sistema de distribuição de água não previu fornecer este líquido a tantas pessoas.
Munguambe queixou-se que a situação foi agravada pela empresa privada Águas de Moçambique que tinha a responsabilidade de fornecer água à toda a cidade.
Os trabalhos de reabilitação dos dois institutos serão executados pela empresa moçambicana Mercleusa, que ganhou o concurso público.