Itália encoraja elaboração de novo calendário para eleições na Libia
Trípoli, Líbia (PANA) - A Itália encoraja a elaboração de um novo programa eleitoral na Líbia, sem recorrer a uma nova fase de transição, declarou segunda-feira o embaixador italiano, Giuseppe Buccino.
O diplonata fez este anúncio dueante um encobtto na noite de segunda-feira com o primeiro-ministro do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Najla al-Mangouch, na presença do enviado do Governo italiano, Nicola Orlando, segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa do primeiro-ministro.
A reunião versou sobre os últimos desenvolvimentos da situação política da Líbia e do processo eleitoral.
Na mesma ocasião, foram igualmente abordadas questões atinentes às relações bilaterais entre os dois países e à importância do seu desenvolvimento, nomeadamente nos domínios da saúde, a energia e do combate à emigração ilegal, para além da concretização de alguns projetos estratégicos elaboradoss, segundo a mesma fonte.
Do seu lado, o primeiro-ministro líbio referiu-se a uma grande mudança que a Líbia viveu em termos de estabilidade e de regresso aos carris do desenvolvimento, assegurando que o Governo de Unidade Nacional continua a apoiar todos os esforços conducentes à eleição duma nova autoridade pelo povo.
O Parlamento líbio decidiu, na sessão plenária de segunda-feira, consagrada ao relatório da Comissão do Roteiro, optar pela nomeação de um novo Governo e pela formação de um comité de peritos para alterar o projeto de Constituição, em prelúdio à organização de um referendo antes de determinar uma data para eleições.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 25janeiro2022