Agência Panafricana de Notícias

Itália disposta a apoiar Congo em matéria de infraestruturas

Brazzaville, Congo (PANA) – O Vice-ministro italiano para o Desenvolvimento Económico, Carlo Calenda, manifestou segunda-feira a disponibilidade do seu país de acompanhar os esforços do Governo congolês na área das infraestruturas.

O governante, que se encontra em Brazzaville à frente de uma delegação de 70 pessoas das quais 35 empresários, visitou segunda-feira as obras do complexo desportivo de Kintélé, no subúrbio norte da capital, e os da estrada do litoral.

"Viemos com uma importante delegação de empresas para estudar e avaliar as possibilidades de investimento no Congo onde existe grandes potencialidades", disse Calenda, no termo da visita.

"Decidimos apoiar os projetos evocados durante a visita do primeiro-ministro italiano em Brazzaville, em 2014, e apoiar o Congo enquanto país irmão’’, acrescentou.

A realização das obras de Kintélé visitadas pela delegação italiana increve-se no âmbito dos XI Jogos Africano que Brazzaville vai albergar em setembro próximo.

Além das infraestruturas ligadas ao cinquentenário dos Jogos Africanos, Kintélé vai acolher também um projeto de construção de cinco mil habitações a ser submetido à perícia de uma empresa italiana.

Durante a sua estada, a delegação italiana teve uma sessão de trabalho com a parte congolesa antes de visitar as zonas económicas especiais de Oyo-Ollombo, no norte do país, e de Ponta Negra, principal centro económico e industrial do Congo, no sul.

Depois de Kintélé, visitou os alojamentos sociais em construção no sítio das casernas destruídas pelas explosões de 4 de março de 2012, que fizeram cerca de 300 mortos.

-0- PANA MB/JSG/CJB/IZ 27jan2015