Itália continua a ajudar Líbia a combater emigração clandestina, diz Governo libio
Trípoli, Líbia (PANA) - A Itália continuará a apoiar agências líbias encarregues do combate à emigração irregular, da proteção das fronteiras e da segurança dss costas marítimas, anunciou o Governo líbio de Unidade Nacional.
A decisão foi tomada, quinta-feira última durante a terceira reunião do Grupo de Trabalho Líbio-Italiano para Assuntos de Segurança ocorrida no mesmo dia em Roma, a capital italiana, lê-se num comunicado do Ministério líbio do Interior do Governo de Unidade Nacional.
O encontro versou sobre a implementação de ações de formação para desenvolverem capacidades do lado líbio, bem como sobre a identificação de pontos de contactos diretos com vista a trocas de informações sobre gangues de tráfico de pessoas, segundo o mesmo documento.
No mesmo contexto, especialistas italianos visitarão oportunamente a Escola Técnica da Administração Geral de Formação, na Líbia, em preparação desta formação a fim de abranger o maior número possível de membros da polícia Líbia, disse a fonte.
Desde 2011, a Líbia é ao mesmo tempo um país de destino e trânsito de emigrantes clandestinos, canalizados por traficantes de seres humanos que os ajudam, a troco de dinheiro, a atravessarem o Mar Mediterrâneo rumo às costas europeias, buscando melhores condições de vida e arriscando as suas próprias vidas.
Mais afetada por este fenómeno do que os restantes países costeiros europeus do Mediterrâneo, mobilizou-se para encontrar soluções a montante, ou seja, nos pontos de partida dos emigrantes, nomeadamnete a Líbia, refere-se.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 27outubro2023