Agência Panafricana de Notícias

Itália advoga revisão de modalidades do visto Schengen

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Itália anunciou segunda-feira uma nova iniciativa relativa a um novo sistema sobre o acordo relativo aos vistos Schengen a ser apresentado a 22 de Março corrente ao Conselho Europeu pela Itália, Espanha, Malta e Portugal.
Este anúncio foi feito segunda-feira em Tripoli pelo ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Franco Frattini, no termo dum encontro com o secretário do Comité Popular Geral líbio, Baghdadi Mahmoudi.
Frattini precisou nessa ocasião que esta revisão visa dar a possibilidade a cada país membro do espaço Schengen para emitir um visto de entrada válido não apenas para o seu território nacional mas igualmente para todos os países do espaço Schengen.
O chefe da diplomacia italiana reafirmou ainda que a atitude da Suíça, que consiste em recusar o visto Schengen aos responsáveis líbios, é "um comportamento contrário ao conteúdo do Acordo Schengen que não tem nenhuma relação com os problemas bilaterais entre dois países".
Ele sublinhou que "este comportamento da Suíça, país não membro da União Europeia (UE), criou um problema no seio da UE que coloca o desenvolvimento das relações com a Líbia à frente das prioridades políticas".
O ministro italiano dos Negócios Estrangeiros reuniu-se, segunda-feira à noite em Tripoli, com o seu homólogo líbio, Moussa Koussa, para discutir sobre disposições a ser tomadas pela Itália no tocante à concessão dos vistos Schengen aos cidadãos líbios independentemente das medidas tomadas pela Suíça.