Agência Panafricana de Notícias

Itália adverte contra ataques terroristas de "Daech" no Mediterrâneo

Tripoli, Líbia (PANA) - Responsáveis militares italianos advertiram contra ataques terroristas no Mediterrâneo, nas águas internacionais entre a Líbia e Itália pela organização "Daech" (Estado Islâmico).

A Interpol distribuiu um boletim interno aos Estados-membros, advertindo os países mediterrânicos de grupos terroristas que planificam operações de ataque contra os navios comerciais e os barcos de passageiros e de pesca que se deslocam entre Itália, Tunísia e Líbia, segundo o jornal "Alfato Koicdano" na sua edição italiana de terça-feira.

A Interpol assinalou, segundo o jornal, que o grupo terrorista tenciona perpetrar ataques contra os navios, fazê-los explodir ou tomar o seu controlo, a fim de exigir um resgate para a sua libertação, sublinhando que as operações terroristas podem provir das costas líbias controladas pela organização "Daech".

A "Daech" controla agora a cidade costeira de Sirtes (450 quilómetros a leste de Tripoli), que tomou em novembro último, bem como a cidade costeira de Derna, antes de ser expulsa por radicais islamitas que se denominam "Conselho da Choura Moudjahidin de Derna".

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 11ago2015