Agência Panafricana de Notícias

Islamitas líbios protestam diante do Consulado tunisino em Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - Várias dezenas de islamitas líbios conhecidos como "os apoiantes da charia" concentraram-se, segunda-feira à noite, diante da sede do Consulado da Tunísia em Benghazi, para protestar contra a exposição de pinturas na Tunísia julgadas blasfematórias e que "atentam" contra a charia (lei islâmica).

Os manifestantes exigiram que o Governo tunisino julgue os autores das pinturas e os responsáveis da exposição, segundo a Agência Líbia de Notícias (LANA).

Os protestários recusaram-se a deixar o local embora nenhum se tivesse introduzido no interior do posto consular.

Confrontos entre salafistas tunisinos e pedreiros eclodiram a 10 de junho em Túnis após uma exposição de quadros de pintura no Palácio Abdellia, no subúrbio da Marsa, onde uma maioria de pinturas tinham por tema principal "barbus" ou mulheres veladas, julgadas blasfematórias pelos islamistas.

Um recolher obrigatório foi instaurado em Túnis e em sete outras províncias do país na sequência deste aumento de violência que fez mais de 100 feridos, incluindo 65 polícias, segundo um balanço inicial do Ministério turnisino do Interior.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 19junho2012