Agência Panafricana de Notícias

Irmãos Muçulmanos» ganham segunda volta das legislativas no Egito

Cairo, Egito (PANA) – O Partido da Liberdade e Justiça (FJP), formado pelo movimento islamita dos "Irmãos Muçulmanos", ganhou a segunda volta das eleições para assentos individuais atribuídos no quadro da primeira fase das legislativas no Egito encerradas terça-feira.

O FJP publicou nesta quarta-feira um comunicado expondo detalhadamente os nomes e as circunscrições dos vencedores, afirmando que os seus membros ganharam 34 dos 45 assentos disputados.

Este resultado significa que o FJP ganhou 36 dos 56 assentos disponíveis no sistema uninominal desta primeira fase, depois de vencer dois assentos indiscutíveis durante a primeira volta, há uma semana.

Segundo os mesmos resultados, o FJP lidera em todos os nove círculos provinciais em que a primeira fase das eleições teve lugar, designadamente Cairo, Alexandria, Port-Said, Damietta, Kafr Al-sheikh, Fayoum, Assyut Luxor, e Mar Vermelho.

A formação política dos Irmãos Muçulmanos ganhou também a totalidade dos assentos em Fayoum, mas falhou uma maioria esmagadora em Alexandria.

O anúncio feito pelo FJP surge depois de o partido obter oficialmente mais de 40 porcento dos votos, ou 45 dos 112 assentos disponíveis nesta primeira fase.

No total, os resultados indicam que os Irmãos Muçumanos deverão ocupar 81 dos 168 assentos disputados (48 porcento) na primeira fase das eleições organizadas neste país da África do Norte.

A primeira fase mostra igualmente que o partido salafista Nour aparece surpeendentemente na segunda posição, dando mais peso aos islamitas, enquanto o bloco dos partidos liberais termina terceiro.

As segunda e terceira fases das eleições devem cobrir os 18 círculos restantes entre meados deste mês e início de janeiro próximo.

-0- PANA MI/VAO/NFB/DIM/IZ 07dez2011