Agência Panafricana de Notícias

Irmãos Muçulmanos contra adiamento de eleições legislativas no Egito

Cairo, Egito (PANA) – O líder do movimento dos "Irmãos Muçulmanos" (MB), o « guia supremo » Mohamed Badie, criticou o pedido de várias associações liberais de adiar a data das eleições legislativas no Egito, previstas para setembro próximo.

Na sua mensagem semanal divulgada pelo site do MB, Badie disse estar oposto à auto-nomeação de algumas pessoas ou da elite intelectual.

Ele insistiu que esta forma de pensar pertence ao regime do antigo Presidente egípcio, Hosni Mubarak, que se baseou na crença segundo a qual o povo é infantil e era incapaz de compreender os seus próprios interesses ou a política.

O MB apelou para um apoio às emendas constitucionais que mais de 77 porcento dos eleitores aprovaram durante o referendo organizado em março último.

Vários movimentos seculares e liberais rejeitaram as emendas constitucionais e apelaram para o adiamento das eleições legislativas receando que movimentos melhor organizados, como os Irmãos Muçulmanos, vençam a maioria no Parlamento.

Badie afirmou que a opinião da maioria é a que deve ser aplicada.

Os Irmãos Muçulmanos, o grupo político melhor organizado no Egito, anunciou a intenção de competir para 50 porcento dos assentos no Parlamento.

O movimento afirmou, no entanto, que ele não se candidatará às eleições presidenciais previstas para finais de 2011.

Após mais de 60 anos de opressão, os Irmãos Muçulmanos, movimento fundado há mais de 80 anos, recebeu a autorização de criar o seu próprio partido político na sequência da revolução de 25 de janeiro que destituiu o Presidente Hosni Mubarak do poder.

-0- PANA MI/BOS/AKA/TBM/SOC/FK/TON 5junho2011