Agência Panafricana de Notícias

Irmão de ex-líder rebelde congolês detido na RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) - Um dos irmãos do ex-comandante-em-chefe do antigo movimento rebelde congolês Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP), o general Laurent Nkunda, foi detido no início desta semana pelos Serviços Secretos da República Democrática do Congo (RDC).

Suspeito de cumplicidade com os grupos dissidentes ao regime de Kinshasa, o suspeito efetuava pesquisas para a sua tese de doutoramento em Goma, no Kivu Norte (leste da RD Congo), informou sexta-feira a imprensa local em Kigali.

Segundo a revista "Imirasire", publicada em Kigali, o suspeito, identificado como Philos Mihigo, está preso num local mantido secreto em Kinshasa. Ele é Congolês de origem rwandesa que continuava os seus estudos de doutoramento na Índia.

Mihigo é irmão biológico do general Laurent Nkunda, que está sob residência vigiada em Kigali, segundo a mesma fonte.

O líder do CNDP, o general Laurent Nkunda, foi detido em janeiro de 2009 depois do lançamento das operações militares conjuntas levadas a cabo nesta época pelas forças rwandesas e congolesas para perseguir os combatentes do movimento rebelde hutu rwandês Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR), que opera no leste da RD Congo.

-0- PANA TWA/IS/MAR/TON 20fevereiro2015