Agência Panafricana de Notícias

Investimentos diretos estrangeiros ultrapassam $ 407 milhões nas ilhas Maurícias

Balaclava, Ilhas Maurícias (PANA) – Os investimentos diretos estrangeiros (BOI) nas Ilhas Maurícias em 2010 ultrapassaram 12 biliões de rupias (cerca de 407 milhões de dólares americanos), indicou esta quinta-feira o ministro maurício das Finanças, Pravind Jugnauth.

Durante a celebração do décimo aniversário dos BOI, Jugnauth disse que este investimento
contribuiu muito mais, nestes últimos 10 anos, para a diversificação da economia maurícia e a melhoria do clima de negócios.

« As ilhas Maurícias estão classificadas agora na 20ª posição dos 183 países pelo Doing Business. Este sucessoo deve agir como um elemento catalisador para o BOI no prosseguimento da sua missão com um vigor renovado e em concordância com a visão e agenda económica do Governo », indicou.

Ele sublinhou que a missão do BOI é muito importante num clima económico mundial muito imprevisível desde a crise económica e financeira que afetou os mercados tradicionais maurícios.

Segundo ele, as Ilhas Maurícias não foram imunizadas contra as catástrofes naturais e já ressentem alguns destes choques externos e a "presente situação global apela para uma revisão da nossa estratégia económica".

Jugnauth considerou que os investimentos diretos estrangeiros continuam a ser um verdadeiro motor do crescimento económico para uma pequena economia como a das ilhas Maurícias.

« Devemos promover e encorajar estes investimentos, aumentar o investimento local e diversificar constantemente a nossa economia encorajando a criação de empresas para a exportação », sublinhou.

-0- PANA NA/JSG/FK/DD 17março2011